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Tão importante quanto a prática de atividades físicas é fazê-la da forma correta. É muito comum vermos pessoas que decidem malhar, até tem um objetivo definido de perder peso ou ganhar músculos, mas não se atenta que para isso, além de alimentação e hábitos saudáveis, tem todo um roteiro para atingir os resultados esperados.

Não adianta passar fome para emagrecer nem malhar como louca para ficar em forma. Fazendo direito, tudo vai acontecer de forma mais natural. Uma das etapas fundamentais para quem gosta de malhar ou correr é o alongamento. Eu sei, às vezes dá preguiça, mas é só lembrar que sem alongar, a prática de atividades físicas pode ser comprometida por uma lesão. Percebeu que é muito mais fácil alongar do que correr o risco de não poder mais fazer exercícios, certo?

Alongamento Galisteu 03

Coloque na sua cabeça: antes de qualquer atividade física é necessário um aquecimento articular para preparar o corpo para o exercício. Depois, reserve pelo menos 10 minutos para um alongamento total – pode ficar de 30 a 45 segundos para cada atividade. São tantos exercícios, que é só variar um pouco de cada e nem vai perceber que já terminou a sequência. Fazendo isso todos os dias, você terá muito mais elasticidade, já que você estará alongando as fibras de seus músculos para que ele se adapte a determinados movimentos.

Há muitos estudos que comprovam os benefícios do alongamento, como fortalecer as articulações e evitar lesões, mas não adianta fazer de qualquer jeito. O ideal é você contar com a orientação de um profissional, assim ele irá te mostrar a postura correta para cada exercício. A parte boa é que estamos falando de algo muito simples de se fazer, basta prestar a atenção que você vai pegar rapidinho a técnica. Sempre que posso faço com o Márcio Lui, meu amigo e personal trainer, mas quando não estou com ele faço sozinha. Você não tem ideia da diferença que faz a orientação de quem entende do assunto – uma dobradinha na perna, por exemplo, é capaz de mudar tudo!

Alongamento Galisteu 02

Os exercícios de alongamento podem melhorar muito o condicionamento de sua coluna para treinos de alta intensidade, fazendo com que os resultados rendam mais, além de melhorar a postura corporal e reduzir desconfortos na coluna.

A parte legal desses exercícios é que não precisa de equipamentos ou estar na academia, dá pra fazer ao ar livre e usando o seu próprio corpo. Mesmo sempre fazendo antes e depois da corrida ou malhação, o ideal seria fazer uma aula inteira de alongamento uma vez por semana. Mas já te aviso: se está pensando que é moleza fazer uma aula assim, está muito enganada – é puxadíssimo (rs). Além de fazer um bem danado para o corpo, você vai sentir uma sensação muito prazerosa quando terminar.

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Essa é uma dica que aprendi com o Airton (Senna) e guardo como um tesouro – ao acordar, ele não saia da cama antes de se alongar. Então, nada de preguiça e bora se esticar! #treino #forca #fiqueemforma

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Tire as dúvidas @ Marcio Lui – personal trainer BODYTECH

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