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Não tem jeito – o verão vai chegando e já bate aquele desespero para correr atrás do prejuízo. Pra piorar, nesse período de festas de final de ano, as tentações são ainda maiores (rs). Como se controlar diante de ceias maravilhosas? Doces, salgados e muitos drinks… Não sou a favor de abstinência, mas ter um pouco de controle vai fazer toda a diferença para que você não exagere e se arrependa.

Já que talvez seja difícil manter a linha entre o Natal e o Réveillon, a dica é começar o ano pegando firme na reeducação alimentar. Sem essa de deixar pra depois – aproveite esse clima de motivação e mude sua rotina. Quem sabe o momento seja favorável para que você tenha um novo estilo de vida…

Para quem gosta de ficar por dentro de tudo sobre dieta, a do momento é a Whole30, desafio que propõe 30 dias criteriosos, mas que elimina até 6kg. O método foi criado pela nutricionista esportiva Melissa Hartwig e o médico funcional Dallas Hartwig, e se tornou um dos livros mais vendidos dos EUA.

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Mais do que apenas eliminar isso ou aquilo, o programa sugere uma análise de tudo o que possa estar inflamando suas células e, consequentemente, minando sua energia e sua saúde. Como é de conhecimento geral essa lista de alimentos suspeitos, durante esse período, nada industrializado e mantenha o foco em opções saudáveis.

Esqueça os grãos:  trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, quinua, sorgo e amaranto, nem mesmo os integrais. Leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e amendoim também ficam de fora. Nada de manteiga ou pasta de amendoim, soja e seus derivados (molho de soja, missô, tofu e edamame) e todos os produtos com lecitina de soja no rótulo.

E as restrições continuam: sem leite de vaca, de cabra ou produtos lácteos de ovelha (creme de leite, por exemplo), queijo e iogurte – a única exceção é a manteiga clarificada. Açúcar nem pensar, tanto o tradicional como o de qualquer espécie (mascavo, demerara), assim como mel, agave e adoçantes (nem mesmo os naturais como estévia, xilitol e eritritol). Como em qualquer dieta, o álcool está na lista negra (rs).

Com tantos itens que não podem, fica aquela pergunta desesperadora: e o que pode?

Proteínas: peixes, frutos do mar, carne vermelha (boi, carneiro e cordeiro), carne branca (frango, coelho, pato e porco), ovo (galinha, pata, codorna), carnes processadas artesanais (bacon, salsicha e frios não industrializados).

Gorduras boas: azeite, óleo de coco, abacate, coco, azeitona, castanha de caju. Consumo moderado com amêndoa, pistache, nozes, castanha-do-pará, nozes, sementes de gergelim, linhaça, abóbora e girassol.

Vegetais: abóbora, acelga, abobrinha, agrião, aspargo, alface, alho-poró, brócolis, beterraba, cará, cebola, cenoura, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, erva-doce, espinafre, inhame, pepino, pimentão, repolho, rúcula e tomate. Consumo moderado de alcachofra, batata-doce, berinjela, brotos, quiabo, cogumelos, ervilha-torta, mandioquinha, salsão, vagem e rabanete.

Frutas: melão, mirtilo, morango, kiwi, cereja, amora, ameixa e abacaxi. Consumo moderado de uva, tangerina, pera, pêssego, melancia, laranja, limão, maçã, mamão, manga, figo e frutas secas.

Nada de passar fome – a proposta é reduzir hábitos pouco saudáveis, compulsões alimentares e a gula relacionada ao estresse, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Sem dó nem piedade, a dieta não libera o tão polêmico “dia do lixo”, que é quando a pessoa se permite 1 dia de exageros. Para funcionar, é fundamental que esse programa seja levado à risca durante os 30 dias. Além de muita força de vontade e disciplina, é importante que você estoque semanalmente o armário e a geladeira com tudo o que vai precisar, assim não precisa abrir exceção.

Para quem quer saber todos os detalhes sobre a dieta Whole 30, o livro acaba de ser lançado no Brasil pela Editora Sextante. Para ajudar no processo, os autores relatam histórias reais de pessoas que aderiram ao programa e tiveram sucesso, abordam as principais dificuldades enfrentadas pelos participantes, ensinam como agir quando você come fora de casa e como adaptar o programa para crianças, gestantes e vegetarianos. Além do cardápio, você também vai encontrar mais de 100 receitas práticas e deliciosas.

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Como sempre digo, mágica não existe! Alimentação saudável e atividades físicas com frequência precisam fazer parte do estilo de vida de quem quer manter a forma… #dieta #verao #voceeoquevocecome

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