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Quando o assunto é saúde ou dieta, o tempo todo surgem novidades e estudos que comprovam algo novo ou que quebra paradigmas. São tantas teorias, que uma hora isso faz mal, depois faz bem…

Toda vez que se fala sobre perder peso, um dos vilões é o carboidrato, normalmente o primeiro a ser eliminado das refeições. A boa notícia é que a situação não precisa ser tão radical assim, porque, segundo alguns especialistas, existem carboidratos que podem ajudar na dieta. Digo que a notícia é boa, porque algumas pessoas sentem a necessidade de consumir alimentos dessa categoria.

Mas cuidado, porque não significa que todos os carboidratos podem continuar em sua mesa – apenas os considerados “do bem”. São eles:

– Aveia: cereal rico em cálcio, ferro, proteínas, fonte de vitaminas principalmente B, carboidratos e minerais, além de muitas fibras. Por ter índice glicêmico baixo, seu carboidrato é absorvido lentamente pela corrente sanguínea e ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Carboidrato do bem 02

– Pipoca: claro que não com um monte de sal e gordura (rs), mas sim aquela preparada de maneira saudável. Ela é rica em fibras e, por levar mais tempo para ser digerida, aumenta a sensação de saciedade. Sem contar que pode ser uma ótima alternativa quando der aquela vontade de comer um petisco.

Carboidrato do bem 03

– Quinoa: muito saudável, rica em fibras e ótima fonte de proteínas, o que também a coloca em posição favorável em dietas, principalmente para vegetarianos. Ainda pouco utilizado no Brasil, esse alimento é muito versátil e vai bem em uma grande variedade de receitas.

Carboidrato do bem 04

– Batata-doce: uma das preferidas da turma que frequenta academia… Rica em vitaminas A e B, além de ser fonte de sais minerais como fósforo, ferro, cálcio, potássio e em antioxidante beta-caroteno. Ótima para dar aquela energia pré-treino.

Carboidrato do bem 05 batata doce

– Espaguete de abóbora: sabe aquela vontade de comer massa? Resolva com essa sugestão, que tem muito menos calorias e carboidratos do que o macarrão tradicional, além de ter muitas fibras, nutrientes e ser uma delícia. Só não vai errar na escolha do molho – opte sempre por algo leve e saudável.

Carboidrato do bem 06

Se for para o nosso bem, não custa tentar (rs). Mas como cada organismo funciona de um jeito, é fundamental não colocar a saúde em risco, então consulte sempre um médico especialista para recomendar o que você pode ou não seguir. #saude #qualidadedevida #comerbemparaviverbem

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