Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Hoje resolvi compartilhar uma receita pouco convencional – já imaginou fazer um risotto de beterraba? Eu também não, mas os chefs Daniel Redondo e Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa “The Restaurant”, ambos do restaurante Maní, em S. Paulo, tiveram essa ideia incrível. Como é comum os menús serem alterados e receberem novidades, infelizmente esse prato já não faz mais parte do cardápio, mas felizmente eles revelaram essa receita especial, assim você pode prepará-lo em casa.

Risotto de Beterraba 01

Mas voltando ao protagonista de hoje, vamos combinar que a beterraba é daqueles alimentos que a gente se lembra raramente que existe. Sim, eu adoro beterraba, mas é algo que não está tanto na rotina alimentar do brasileiro. Aliás, ao conhecermos melhor todas as suas propriedades, com certeza iremos lembrar mais de incluí-la no cardápio. Só para ter uma ideia, ela é rica em nutrientes como ácido fólico, manganês, potássio e vitamina C – uma ótima opção para grávidas, que tem maior necessidade de ácido fólico durante a gravidez. E tem muito mais… É um alimento com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a combater os efeitos do envelhecimento, auxilia na prevenção de câncer, purifica o sangue, limpa o fígado, e contribui com a metabolização da gordura, entre muitos outros benefícios. Tá bom, não? (rs)

Risotto de Beterraba 02

Super versátil, ela pode ser comida crú, cozida na água ou no vapor, embora muitos nutrientes sejam perdidos quando cozida em água, e pode ser usada em sopas, saladas etc. Entre tantas possibilidades, hoje vamos ver como se prepara esse tão famoso risotto, que, pra ficar ainda mais delicioso, leva alho poró, parmesão e azeite de trufas brancas.

Então vamos lá, porque é uma receita bem elaborada:

Ingredientes:
500 g de arroz arbório
2 kg de beterrabas
2 cebolas picadas
30 ml de azeite de oliva
2 litros de caldo de verduras*
250 ml de vinho branco seco
150 g de manteiga
150 g de parmesão ralado
20 g de salsinha picada
100 g de coalhada seca
10 ml de azeite de trufas brancas
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora

*Para o caldo de verduras:
1 talo de alho poró
2 abobrinhas
2 cenouras
2 cebolas
1 cabeça de alho
1 maço de salsinha
3 litros de água mineral
20 ml de azeite de oliva

Cortar as verduras em pedaços pequenos. Em uma panela quente, dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar a água mineral e cozinhar em fogo baixo por 2 horas. Coar e reservar.

Preparo:
Descascar as beterrabas (reservar uma) e passá-las pela centrífuga. Reservar o suco obtido. Na panela, dourar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz e refogar bem. Adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicionar um pouco de sal e pimenta do reino. Mexer o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescentar alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grão estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo e ligar o risoto com a manteiga e o parmesão. Adicionar a salsinha picada e ajustar o sal e a pimenta do reino. Antes de servir, fazer pontos de coalhada seca ao redor do prato e colocar um cubinho de beterraba sobre cada ponto. Colocar o risoto e colocar um fio de azeite de trufas brancas.

Risotto de Beterraba 03

Se você preferir, dá uma olhada nesse vídeo feito pela revista GQ, que mostra mais detalhes de como preparar essa maravilha:

Diferente, delicioso e de uma cor linda, porque a gente também come com os olhos! #delicia #gastronomia #pracomerdejoelhos

Restaurante Maní
Rua Joaquim Antunes, 210 – Jd. Paulistano – S. Paulo
Tel. (11) 3085-4148
www.manimanioca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *