Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

É natural que você ainda não conheça, mas provavelmente já ouviu falar dela: Golden Berry, uma superfruta que vem ganhando, há uns 5 anos, destaque no Brasil pelas qualidades que tem. Mais conhecida como Physalis (em sua forma natural, antes de ser seca), ela é rica em ferro e muito indicada para quem não consome carne, pelo teor proteico. Ao contrário das outras berries, a physalis é originária da América do Sul, mais especificamente dos Andes peruanos e da Colômbia, e apresenta sabor próximo ao do tomate-cereja. Já há cultivo e comercialização no Brasil. Eu confesso que não a conhecia, muito menos as coisas de que é capaz que andei lendo a respeito… Milagrosa? Será? #quero saber maisgoldemfruto

A pequena fruta de cor amarelada é muito utilizada em festas para decorar as sobremesas – especialmente as tortas. Às vezes, por ser pouco familiar, ela é até deixado de lado pelos degustadores. No entanto, pode ser considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal, pelos valores nutricionais que possui. De acordo com a nutricionista Licia Torres, professora da UFMG, são vários os benefícios da fruta. Ela apresenta as vitaminas C, A e do complexo B, além de outras tantas substâncias do bem.

dried organic goldenberry

Eita frutinha danada! A Golden Berry possui um baixo valor calórico porém, uma elevada quantidade de vitaminas, minerais e principalmente agentes antioxidantes (como, polifenóis e carotenoides que são poderosos nutrientes, extremamente benéficos para a saúde). Se tudo o que atribuem a ela for mesmo verdade… É um pecado não conhecê-la.

Antioxidante:

Os benefícios mais importantes da Golden Berry são derivados desse seu alto teor antioxidante, o que a torna um suplemento nutricional ideal para a prevenção de certas doenças crônicas, incluindo certos tipos de cânceres. Ajuda a neutralizar os radicais livres – os subprodutos nocivos do metabolismo celular que podem provocar a mutação de células saudáveis em cancerosas. Além disso, estudos realizados mostraram que os polifenóis podem parar a propagação de diversos tipos de câncer, tornando-se importantes  aliados na prevenção e no combate de várias doenças.

goldenx

Anti-inflamatória:

Um dos outros efeitos dos antioxidantes é uma redução da inflamação. Quem sofre de artrite, gota, dores musculares, dor crônica, ou até hemorroidas, utilizam compostos anti-inflamatórios para aliviar essas condições e aumentar a sua qualidade de vida. A inflamação das artérias e vasos sanguíneos também é muito perigosa para o sistema cardiovascular. Pois a Golden Berry funciona como um anti-inflamatório natural e tem sido muito indicada.

Boa para o coração:

No geral, a Golden Berry também é capaz de melhorar a saúde do coração pela redução de pressão extra sobre o sistema, impedindo o desenvolvimento de aterosclerose e doença cardíaca coronária. Ela efetivamente reduz a pressão arterial e ainda diminui os sintomas de hipertensão e dá alívio para o seu coração.

smoothie golden berry Banana 2

Ajuda na perda de peso:

A Golden Berry é um alimento de baixa valor calórico (apenas 53 calorias por 100 gramas) e, portanto,  uma opção interessante para quem está tentando perder peso. A frutinha possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais, além de não possuírem gorduras vazias ou calorias em excesso. Alternativa excelente de alimento para um emagrecimento saudável, pois produz efeito de saciedade.

Rica em Ácidos Graxos:

Embora muitas pessoas pensem que as gorduras são coisas ruins que só atuam negativamente em nosso corpo, porém nós realmente precisamos de uma grande variedade de ácidos graxos essenciais para muitos dos processos naturais de nosso corpo. Por exemplo, o ácido oleico e linoleico presentes na Golden Berry ajudam a diminuir a quantidade do colesterol “ruim” em nosso corpo e restabelece o equilíbrio do colesterol “Bom”.

Golden-Berry

Rica em Withanolides:

Você não costuma ouvir muito esse nome, né? Talvez por serem muito raros. E são encontrados na Golden Berry. Estes compostos orgânicos, semelhantes aos encontrados no ginseng, são  agentes  capazes de provocar apoptose, ou a morte de células cancerosas. Retardam ou mesmo invertem a proliferação das células cancerosas por todo o corpo. Além disso, segundo estudos da medicina  Golden Berry são bastante benéficas para a saúde renal, ajudando a eliminar toxinas, estimulando a micção e a eliminação do excesso de gorduras, sais e toxinas do sistema linfático.

Auxiliar no tratamento de Diabetes Tipo II:

Alguns dos compostos encontrados na Golden Berry podem retardar a decomposição e a ingestão de açúcares simples. Isto significa que o corpo e a corrente sanguínea não são sobrecarregados com açúcares, e os receptores de insulina podem ser devidamente regulados. Além disso, grandes picos de açúcar no sangue são a principal causa de diabetes, o que significa que as Golden Berries são benéficas na prevenção e no tratamento para a diabetes tipo II.

novagolden

Saúde dos Olhos e Imunidade:

Os Carotenóides presentes na fruta ajudam na eliminação do estresse oxidativo no sistema ocular, impedindo o desenvolvimento de catarata e retardando o aparecimento de degenerações maculares, mantendo a sua visão em ordem. Somados à Vitamina C, atuam de forma positiva no sistema imunológico. Promove também a produção de colágeno, que é o que o corpo precisa para reparar e produzir células, tecidos, órgãos e vasos sanguíneos.

pravender

É tanta coisa que faz bem só de imaginar…O único problema é que tanto a fruta, quanto a versão desidratada, granola e o extrato em pó são caros pacas! Ela pode ser encontrada nos supermercados, mas, por ser importada (em sua grande maioria), ainda é um alimento de luxo por aqui. Uma porção de 100 gramas do alimento, na versão seca (golden berry), é vendida em média ao preço de R$ 30 a R$ 50.

golden vaso1

Mas aí a boa notícia: ela pode ser plantada em casa, numa jardineira ou vaso mesmo! Como é tipo o tomate, uma rama, deve ser amparada, para erguer-se e apanhar sol por inteiro. As sementes são comercializadas no grandes mercados, mas você pode partir da própria fruta, abri-la, tirar as sementes, secá-las ao sol e depois cultivá-las.

Dicas para plantar:

golden vaso2

No seu vaso (é bom que seja grandinho porque ela pode ficar bem grande) coloque o substrato indicado para hortaliças do tipo, ou utilize 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de areia grossa de construção e 1 parte de composto orgânico, sempre bem peneirados. Depois é regá-la esperar por cerca de 65 dias pelas flores. E são lindas, tá? Essas eu já vi… (aqui no Google, kkk)

flor

E os frutos virão, também. Espere a flor externa estar bem seca e o fruto bem maduro e amarelo ; o consumo de Golden Berries verdes é altamente desaconselhado. Neste período elas podem ser venenosas. Além disso, se você sofre de uma alergia a outros frutos, não se esqueça de falar com seu médico antes, claro.

golden-berries

Se o seu bem estar está mais em saborear do que plantar, ver crescer e colher….Mais prático e seguro é comprar uma barra de cereais que a inclui ou, comprar a fruta e fazer com ela um belo Smoothie.

Goldenberries_Smoothie

A receita, num novo post, em breve. Saúde. Bem esteja, onde bem estiver neste feriado, porque o que mais importa é mesmo, o nosso bem-estar… 🙂

Fontes: Uai-Gastro/ Dicas de Saúde/ Horta e Jardim  Fotos: GoogleFreeShare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *