Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Não que tudo o que funcione para uma pessoa sirva pra gente, sem contar a questão genética, mas é sempre bom ter como referência alguém que esteja dando certo. É o caso da minha amiga linda Gabriela Pugliesi, que tem um corpo incrivelmente no shape. Além de muita atividade física, sabe de qual dieta ela é super adepta? A plant-based, que em tradução literal seria ” baseada em plantas”.

Tá afim de encarar um programa alimentar assim? O primeiro passo é fazer um check up, assim você vai garantir que não está com carência de vitamina B12, ferro e ácido fólico, o que pode implicar na necessidade de suplementação. Uma vez liberada pelo médico, mesmo assim você deve fazer novos exames a cada ano.

Nada de radicalismo: ela deve ser introduzida em sua rotina de forma gradativa, retirando pouco a pouco alimentos como carnes vermelhas, depois brancas, seguidas de ovos e laticínios. Para se manter na linha, é importante entender que você deverá eliminar todos os tipos de carnes, ovos, mel, leite e derivados, assim como itens ultraprocessados e ricos em aditivos químicos.

O que não pode faltar no cardápio: frutas, cereais, cogumelos, grãos, legumes, leguminosas, oleaginosas, sementes, tubérculos e verduras, preferencialmente orgânicos. Como essa é uma dieta que exclui produtos de origem animal, que são importantes fornecedores de proteínas, o consumo de vegetais tem que ser em quantidade adequada para suprir as necessidades proteicas diárias.

A dica é ingerir diariamente verduras de coloração verde intensa, como espinafre, escarola, almeirão, mostarda e folha de beterraba, que são ricas em ferro, e frutas, como laranja, mexerica, abacaxi, morango e kiwi, ricas vitamina C e ótimas para a absorção do ferro pelo organismo.

Você já deve saber, mas não custa lembrar que é super importante variar o menú, assim não vai faltar nem sobrar aquilo que o seu corpo realmente precisa para funcionar de forma saudável. Quer um ponto de partida para te inspirar a começar essa dieta? Dá uma olhada nesse programa:

Cardápio 1
Café da manhã: Tapioca com pasta de tofu + salada de frutas com mix de chia, linhaça e canela.
Lanche intermediário: Mix de sementes (pode ser de abóbora e de girassol), castanhas e frutas secas.
Almoço: Arroz integral, feijão, couve refogada, abobrinha grelhada + salada crua de rúcula e cenoura com gergelim e semente de girassol + suco de maracujá com hortelã.
Jantar: Salada de grãos (quinoa, lentilha e ervilha cozidas) + pimentão amarelo assado, tomate assado, pepino, salsinha e nozes. Tudo misturado e temperado com limão, azeite, ervas secas e frescas + salada de folhas verdes.

Cardápio 2
Café da manhã: Vitamina de bebida de castanhas (leite de amêndoa, por exemplo) com qualquer fruta + aveia, gergelim e cacau.
Lanche intermediário: Homus com bolacha de arroz.
Almoço: Massa de grano duro com molho caseiro de tomate, berinjela, cubos de tofu, espinafre e semente de abóbora assada por cima + água com limão e gengibre.
Jantar: Mix de vegetais assados (pode ser cenoura, beterraba, abóbora e vagem) com ervas e azeite + edamame no vapor + cogumelos salteados com shoyu e gergelim + qualquer verdura refogada.

Cardápio 3
Café da manhã: Abacate amassado com limão e sal + pão de trigo integral ou de mandioquinha + café com bebida vegetal de castanhas.
Lanche intermediário: Tofu mexido com cebola e cúrcuma + torradinhas de arroz.
Almoço: Salada de grãos (quinoa, grão-de-bico e lentilha cozidos) + abóbora, alho-poró e couve refogados ou assados.
Jantar: Macarrão de pupunha com legumes assados.

Cardápio 4
Café da manhã: Proteína de arroz, leite vegetal de castanha-de-caju batido com frutas e açaí em pó, linhaça e chia + café com qualquer bebida vegetal.
Lanche intermediário: Banana com pasta de amendoim.
Almoço: Lasanha de berinjela ou de abobrinha com molho de tomate e molho branco feito à base de castanhas ou à base de tofu.
Jantar: Sopa de lentilha.

Como outras dietas essa é polêmica, mas cada um vai encontrar aquilo com o qual se identifica e sente bem, sempre com a orientação de um médico, claro! #vidasaudavel #voceeoquevocecome #belezaquevemdedentro