Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Gosta de burrata? Muita gente com certeza adora essa maravilha, mas nem todo mundo sabe o origem dessa iguaria tipicamente italiana, mas que faz cada vez mais sucesso mundo afora, inclusive no Brasil.

Adorei saber com ela surgiu, então faço questão de compartilhar aqui essa informação apurada pela Forbes.

Por conta de uma forte nevasca que caiu sobre a região de Puglia, na Itália, em 1956, as ruas das cidades ficaram cobertas por uma camada espessa de quase dois metros de neve, a aproximadamente 10 graus negativos, e uma violenta onda de frio que durou duas semanas. Com toda essa dificuldade, o transporte por lá virou um caoso, e a cidade de Andria, que fica na faixa centro-sul do território italiano, ficou isolada. Isso causou uma crise na cadeia de abastecimento e começou a faltar de alimentos, quando Lorenzo Bianchino, inventou de algo que ajudaria a amenizar os efeitos da nevasca.

Ele criou um frasco de queijo recheado de manteiga e stracciatella, um queijo filamentado com creme de leite ou de manteiga. A ideia era reaproveitar resíduos de pasta cortada (sfilacci), que sobravam da fabricação de mozzarella. As trouxinhas formadas eram mais fáceis de carregar naquele inverno rigoroso. A consistência cremosa daquele queijo deu origem à manteiga especial daquele inverno — ou a burrata di Andria, como ficou conhecida.

A burrata consiste basicamente de uma mozzarella recheada com massa fresca e creme de leite, o que faz dela um derivado nobre entre os queijos de massa filada.  O diferencial deste tipo de queijo é moldar a massa acidificada em água quente. Antes de fechá-las, o recheio de creme de leite fermentado é misturado com um pouco da massa fresca da mozzarella.

Essa delícia fica perfeita em saladas, como aperitivo combinada com tomate assado e manjericão, na pizza, assim como em massas – eu simplesmente amo!