Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Alô futuras e recém-mamães, tem novidade incrível pra vocês: O Ministério da Saúde incluiu mulheres grávidas e puérperas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. A orientação foi publicada oficialmente em nota técnica na última 2ª feira, 26, e representa uma dose extra de esperança para essas guerreiras que se encontram em um momento tão especial de suas vidas.

Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2 e aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19, ficou entendido que, neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações […] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação“, diz a nota.

 

O documento pede prioridade na vacinação de mulheres grávidas e puérperas que tenham comorbidades na 1ª fase. Na 2ª fase, gestantes e puérperas podem ser incluídas no cronograma independentemente das condições pré-existentes.

Como muitas pessoas podem ter dúvidas, aqui algumas orientações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde:

  • Documentos: gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco (comorbidade), conforme recomendações do PNO (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc. Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde).
  • Período da gestação: “A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres”.
  • Aleitamento: No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.
  • Sem escolha de vacina: A vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado, vetor viral ou mRNA, respeitando os intervalos entre as doses recomendados pelo PNI.
  • Intervalo entre vacinas: Deverá ser respeitado o intervalo de no mínimo 14 dias entre a administração da vacina Influenza e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante/puérpera e a administração da vacina Covid-19.

Como em qualquer situação que envolva sua saúde, é muito importante se orientar com o um médico para esclarecer mais dúvidas e descobrir a hora certa de se vacinar.

Para se ter uma ideia do tamanho desse público, o Ministério da Saúde estima que o Brasil tenha cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas anualmente. Muito feliz com essa notícia!