Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Vem chegando o verão e, embora os filtro solares devam ser usados o ano inteiro, a radiação UV aumenta nessa época e a necessidade de proteção também. Adoro essa época do ano, com o sol iluminando nosso dia, tudo fica lindo e muito mais alegre. Mas não dá pra esquecer que o calor está cada vez mais intenso, portanto proteger-se é mais do que uma necessidade. Então vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como usar esse produto com a ajuda da renomada dermatologista Dra. Maria Fernanda Tembra:

O sol está cada vez mais forte, então se proteja contra os raios UVA/B
O sol está cada vez mais forte, então se proteja contra os raios UVA/B

– Tenho que usar filtro solar todos os dias, mesmo quando está nublado ou chovendo?
Sim, sem dúvida! Basta estar claro para ter raios Ultra Violeta – ele é o grande vilão, responsável por rugas, manchas e tumores da pele, além de acelerar o envelhecimento.

– Como devo usar?
A quantidade certa de protetor é essencial para que ele funcione como esperado e ela é definida como ideal quando aplicamos 2 miligramas de produto por centímetro quadrado de pele.

– Apliquei de manhã, tenho que reaplicar durante o dia?
Sim. O protetor solar tem um tempo de duração de ação – geralmente em torno de 2 a 3 horas. Portanto, reaplicar é fundamental. Para as mulheres no dia a dia, é recomendado reaplicar um filtro solar em forma de pó compacto, que facilita muito. Na praia, o ideal são os filtros em aerosol para fazer a manutenção.

– Acho o filtro solar melado, me deixa com a pele oleosa e com calor.
Essa é uma desculpa bem frequente para não usar o protetor, mas já não cola mais! Atualmente contamos com uma variedade incrível de protetores com toque seco, desenvolvidos especialmente para a pele dos brasileiros. O importante é pedir a orientação de seu médico.

– Com oo sem cor de base?
Se você tem manchas tipo melasma, com certeza com cor (também conhecido como “filtro físico”), que protege contra outras radiações além do UV. Como essas outras radiações estão envolvidas no melasma,  use um filtro químico (convencionais) e, por cima, um físico (com cor).

Filtro com cor X base – qual a diferença?
Total. Um filtro solar com cor tem a função primordial de proteger a pele contra as radiações solares e tem todos os ativos necessários para isso, e muitos têm uma cobertura maravilhosa, parecendo maquiagem mesmo. Já a maquiagem tem a função principal de colorir a pele e não possui, em sua maioria, todos os ativos necessários para proteger adequadamente.

– Quando vou usar um creme hidratante, devo aplicar antes ou depois do filtro?
O ideal é usar antes, esperar uns 5 minutos e depois aplicar o filtro. Lembre sempre que, antes de ir a praia não devemos aplicar nada a não ser o protetor. Essa regrinha só vale para o dia a dia.

– Filtro solar oral existe?
Sim, mas não dispensam o uso do filtro solar em creme (tópico). São produtos que combatem os radicais livres e protegem o DNA da célula, reparando os danos provocados pelo sol, mas não impedem de bronzear.

– Se eu usar filtro solar com FPS alto, não vou bronzear?
Vai sim, pois mesmo os produtos com fator de proteção acima de 50, não protegem 100% a pele contra os raios UVA, os responsáveis pelo bronzeamento. Ou seja, mesmo com filtro solar, é possível se bronzear.

– Usar protetor atrapalha a formação de vitamina D no organismo?
Acredita-se que sim, apesar deste assunto ser controverso. Mas a recomendação é que, num país tropical como o nosso, 15 minutos de sol sem protetor solar nos braços, já são suficientes para suprir as necessidades. Além disso, capriche na alimentação com alimentos ricos nesta vitamina – exemplos: salmão, atum, sardinha e ovo.

O assunto é sério e não dá pra brincar com fogo, ou melhor, com o esse sol escaldante rs. Então, curta o verão protegida e fique linda, mas de forma saudável! #verao #tapegandofogo #temquesecuidar

Adoro tomar sol, mas sempre protejo minha pele
Adoro tomar sol, mas sempre protejo minha pele

Clínica de Dermatologia Dra. Maria Fernanda Tembra
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 750 – 13o. andar – Itaim Bibi – S. Paulo
Tel. (11) 3079.0657 / 3079.0741
www.mftembra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *