Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

“Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo…”

Bons tempos...
Bons tempos…

Quantos de nós ouvimos essa música durante a infância? Dona Benta conta histórias, tia Anastácia cozinhando, Narizinho e Pedrinho aprontando, um sabugo de milho falante, a Cuca assustando, o Saci-Pererê e uma boneca de pano encantadora. Como era doce aquele tempo kkk. Esses são alguns dos principais personagens criados por Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Criador do Sítio do Picapau Amarelo, Lobato nasceu em 1948, em Taubaté, interior do Estado de SP, e fez uma das maiores contribuições para a cultura brasileira. Ele soube como ninguém criar esse mundo particular, um cenário dos sonhos para as crianças viajarem para esse sítio mágico.

Emília, interpretada em sua primeira versão pela atriz Reny de Oliveira
Emília, interpretada em sua primeira versão pela atriz Reny de Oliveira

Considerado o precursor da literatura infantil brasileira, suas histórias entraram em nosso imaginário, quer seja como um dos programas de TV que mais deixaram saudades ou na forma de livros, muitas vezes a leitura preferida para ninar a criançada. Divertida, doce, ingênua e lúdica, sua obra é um verdadeiro tesouro, motivo de orgulho nacional. E que maravilha ter uma trilha de abertura cantada por ninguém menos que Gilberto Gil…

A atriz Isabelle Drummond em versão de 2001 do Sítio
A atriz Isabelle Drummond em versão de 2001 do Sítio

Assim como a grande maioria da pessoas de minha época, cresci assistindo ao Sítio. “Cuidado que a Cuca te pega daqui, te pega de lá.” – morria de medo da Cuca kkk. De tão maravilhoso que é, felizmente a magia do Sítio continua, possibilitando que as crianças de agora também curtam. O Vittorio, por exemplo, é apaixonado pelo Sítio. Aliás, assim que ele começou a entender melhor as coisas, o primeiro presente que a vovó Dona Emma deu pra ele, foi uma caixa do Sítio de 1974, que tinha o episódio do Minotauro. Pra reforçar, meu amigo e ator Eduardo Martini até mandou fazer um Minotauro de presente para o Vittorio. Claro que ele teve motivos mais do que especiais para ter o Sítio e o Minotauro entre seus preferidos.

O Minotauro é dos personagens preferidos das histórias do Sítio
O Minotauro é dos personagens preferidos das histórias do Sítio

Se você curtiu esse momento, aproveite para apresentar para seu(ua) filho(a) o criador do Sítio. A Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo, mantém um acervo de objetos pessoais que contam os 66 anos de vida do escritor.

Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de S. Paulo
Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de S. Paulo

Se você quiser uma experiência mais sensorial, vale a viagem para Taubaté, terra natal do escritor, para conhecer o Museu Monteiro Lobato, local onde ele viveu e que serviu de inspiração para suas histórias. Além de conhecer sua obra, há uma série de programações com brincadeiras e outras atividades para os pequenos se divertirem.

Sitio do Picapau Amarelo 01

Sitio do Picapau Amarelo 02

Acho muito importante transmitirmos essa vivência para nossos filhos. #bonstempos #sercrianca #cultura

Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato
Endereço: Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
Telefone: (11) 3256.4122
Horário: Segunda a sexta das 8 às 18h, sábados das 10 às 17h e domingos das 10 às 14h
Entrada: gratuita

Museu Monteiro Lobato / Sítio do Picapau Amarelo
Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde, Taubaté – SP
Telefone: (12) 3625-5062
Consulte programação e horários no site: museumonteirolobato.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *