Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

O Oscar é sempre um incógnita, porque por mais que os críticos especializados no assunto tenham os seus preferidos, nem sempre esses resultados batem com a premiação. Dessa vez, não foi diferente – o grande vencedor de Melhor Filme foi “Pararista”, longa sul-coreano que chegou como quem não quer nada, mas acabou levando a principal estatueta da noite.

Ele foi indicado em seis categorias e venceu em quatro: Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Filme. Sinal de novos tempos, essa foi a primeira vez nos 92 anos do Oscar que um filme não falado em inglês ganhou o prêmio de Melhor Filme.

Dirigido por Bong Joon-ho, “Parasita” é uma tragicomédia sarcástica sobre a família Ki-taek, que vive em Seoul, na Coreia do Sul, na qual todos os seus membros estão desempregados, vivendo com dificuldades num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas de inglês à uma garota rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem, um a um, nessa vida burguesa. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Alguns fatos curiosos sobre a película:

1- A luxuosa mansão da família Park é um cenário totalmente construído no set, do zero.

2- O diretor Bong Joon Ho contou que filmou em casas de multimilionários e “tremia” de ansiedade ao lidar com os objetos. Só para ter uma ideia, tinha uma lixeira high-tech usada pela direção de arte que custava US$ 2.500.

3 – A pedra que é dada de presente à família Kim representa o hábito de coleção desses objetos que existe de fato na Coreia há milhares de anos, desde, pelo menos, a dinastia Joseun (1392-1897).

4 – Em entrevista durante o festival de Munique, o diretor contou que odeia escrever roteiros, que o deixam muito nervoso e insuportável para a família inteira. Ele tinha a ideia para “Parasita” desde 2015.

5 – A princípio, o diretor queria fazer uma peça teatral a partir do argumento da família miserável que se infiltra em uma casa milionária. O roteiro levou mais de três meses para ser escrito.

6 – A arquitetura da casa dos Park foi imaginada pelo próprio Bong Joon Ho e, quando a produção consultou um arquiteto para desenvolvê-la, ouviu que “Nenhum idiota construiria uma casa dessas”.

7 – Kang-ho Song and Woo-sik Choi, que interpretam pai e filho da família Kim, foram os primeiros a serem escalados. Eles estiveram no filme anterior de Bong,  “Okja” (2017). Song, inclusive, já fez outros dois filmes com o diretor.

 

Na verdade no Brasil seu lançamento foi tímido, apenas naquelas salas que exibem produções mais artísticas, porque estive em Nova Iorque e lá eles bombaram a divulgação, vi cartazes pela cidade toda. Com todo esse reconhecimento, agora o filme entrou no circuito e pode ser conferido em mais cinemas pelo Brasil.