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Que a natureza é maravilhosa, isso todo mundo já sabe, mas o ponto é lembrar de tudo o que ela nos oferece e colocar em prática, ou seja, na nossa alimentação do dia a dia. É óbvio que tudo o que é natural é muito melhor do que alimentos processados, então abasteça o armário e a geladeira com aquilo que vai te ajudar a ter saúde e na eterna luta contra a balança.

 

Como muita gente acaba caindo naquela de que “santo de casa não faz milagre”, nem sempre damos o devido valor às coisas que estamos acostumadas a ver desde sempre. É o caso da goiaba, fruta muito comum no Brasil, que é super poderosa, mas muitas vezes subestimada. Sabia que ela pode e deve ser uma super aliada em sua dieta?

Bem tropical e saborosa, a goiaba é considerada um dos frutos mais completos e equilibrados do pomar. De altíssimo valor nutritivo, ela apresenta alto teor de proteína, além de ser fonte de cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. No Brasil, as espécies mais conhecidas são a branca e a vermelha, e o valor nutricional de cada uma não varia muito. Entre as substâncias mais importantes para a saúde na goiaba vermelha está o licopeno, carotenoide responsável pela cor avermelhada dos alimentos e importante antioxidante que ajuda a prevenir as ações dos radicais livres, portanto, evita o envelhecimento precoce.

 

De uma forma bem resumida, o consumo diário da fruta auxilia no crescimento dos ossos, pode impedir o surgimento de tumores e reduzir níveis de pressão arterial. Ela também é ótima na redução do colesterol, além de trazer maior sensação de saciedade, já que é rica em fibras, ou seja, ajuda na perda de peso.

A goiaba tem mais vitamina C do que a laranja, portanto, fortalece o sistema imunológico e diminui as chances de gripes, resfriados e infecções. Além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a goiaba evita a inflamação e hemorragias nos órgãos e melhora a cicatrização e o aspecto da pele. Ela ainda regula o intestino e pode ser considerada um remédio natural para tratar problemas de prisão de ventre.

Quem nunca sofreu com inchaço? Ela pode ajudar no controle da pressão arterial por ter bastante potássio, mineral que ajuda a combater os efeitos negativos do sódio. A fruta também é indicada para mulheres grávidas, uma vez que é fonte de ácido fólico, nutriente fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê.

E aí, vai passar a dar mais valor à essa fruta maravilhosa? #saude #dieta #voceeoquevocecome