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Para atingir qualquer objetivo nessa vida, algumas metas precisam ser estabelecidas e, ocasionalmente, algum esforço extra. Vencer o sofá e manter a rotina de atividades físicas é uma delas, mas controlar a boca parece ser tão difícil quanto. A boa notícia é que, sabendo usar cada alimento, você consegue fazer substituições inteligentes e matar a vontade daquela delícia que está sonhando, sem ter prejuízo na balança.

Um ótimo exemplo é o grão-de-bico, normalmente associado a pratos salgados, mas que, curiosamente, é o protagonista nesse brownie. Rico em proteínas e fibras, ele ajuda a controlar o peso e é associado a diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de ser a base dessa receita que mata o desejo de comer aquele doce à base de chocolate, mas é saudável.

Ingredientes

– 2 xícaras de grão-de-bico cozido e bem escorrido
– 4 ovos em temperatura ambiente
– 1 xícara de cacau em pó
– 1 xícara de açúcar demerara
– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal para untar
– ¾ de xícara de amêndoas e castanhas de caju picadas grosseiramente

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes, exceto as castanhas e as amêndoas, no liquidificador, até formar uma massa homogênea. Se for preciso, interrompa o processo algumas vezes e use uma colher para ajudar a misturar. Passe a massa para uma tigela e, com uma colher, misture as amêndoas e castanhas.

Unte uma fôrma com óleo e forre-a com papel-manteiga, deixando abas nas laterais para que você consiga puxar depois de assado. Em seguida, unte o papel-manteiga.

Despeje a massa na fôrma e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos, ou até que o centro ainda esteja brilhante. Se assar muito, o bolo perde a consistência de brownie.

Não conte a ninguém o segredo e vai ver como as pessoas irão se surpreender com essa receita fit. Como equilíbrio é o segredo, não é porque é uma receita fit que pode exagerar – um pedaço, matou a vontade, pronto!