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Assim como não tem mágica, algum esforço, que é totalmente diferente de sacrifício, é necessário nessa luta constante contra a balança. Não adianta achar que na 2a. feira tudo se resolve, depois de chutar o pau da barraca no final de semana (rs). Assim como não é suficiente trocar alguns alimentos pela versão light e pensar que está tudo bem.

Pra funcionar, uma dieta tem que ser abrangente e constante, não adianta começar e parar. Isso não significa que tem que ser uma tortura – basta ter consciência daquilo que ajuda e do que atrapalha. Além do básico que todo mundo sabe, que é beber muita água, praticar atividades físicas regularmente e dormir bem, pequenos hábitos podem fazer toda a diferença para te ajudar a perder peso.

Coma bem no almoço: apesar do café da manhã ser conhecido como o melhor horário pra ter a refeição mais importante do dia, nem todo mundo acorda com disposição para comer bem logo cedo. Como no almoço todo mundo tem fome (rs), faça dessa a sua principal refeição, até porque, estando satisfeita, você poderá segurar melhor a onda no jantar, que é a que precisa ser a mais leve do dia.

Vegano por 1 dia: ao menos 1 vez por semana, tire do cardápio as carnes, ovos e laticínios e dê espaço para os grãos, frutas e vegetais. Não vai ser nada radical (nem deve, porque a carne também tem sua importância para o organismo), e ainda por cima vai te incentivar a incluir na dieta os alimentos mais recomendados pelos nutricionistas. Experimente novos sabores e quebre aqueles paradigmas de coisas que você sempre diz não gostar – tudo muda e o seu paladar também.

Cuidado com o olho maior que a barriga: essa é uma expressão antiga, mas que é a mais pura verdade… A gente sempre quer comer mais do que realmente precisa. Quem mastiga direito e sente o sabor da comida, se satisfaz com menores quantidades. Experimente parar de comer um pouco antes de ver o final do prato, quando tiver os 20% finais apenas. Com certeza você não vai ficar com aquela sensação de ter passado dos limites, além de ter disciplina para pensar na quantidade ideal.

– Cardápio saudável: monte seu prato pensando no trio “proteína + fibras + gorduras saudáveis”. Além de proporcionar maior saciedade, esses alimentos ajudam a controlar o índice de açúcar do sangue.

Organize a dispensa de acordo com a dieta: 1 vez por semana, reserve um tempinho para pensar em tudo o que vai precisar comer durante a semana. Vá à feira e ao mercado com uma lista dos itens necessários, assim você não perde o foco. Pense em todas as refeições e procure variar as opções, assim você não enjoa de nada. Se a geladeira tiver apenas alimentos saudáveis, você não corre o risco de se render às tentações e sair da dieta.

Vamos combinar que esses 5 pontos são super possíveis de fazer, vai? Claro, eles sozinhos não vão mudar a sua vida, mas com certeza irão te ajudar a ter uma outra consciência. Alimentação saudável a gente tem que ter o ano inteiro – não apenas pra deixar o corpo em ordem para o verão… #dieta #secuide #voceeoquevocecome

 

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