Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Praticamente unanimidade, a gastronomia mineira é uma maravilha – sou simplesmente apaixonada! Saborosos e com sustância, os pratos característicos dessa região fazem sucesso em todo o país, além da fascinação que eles causam nos gringos, claro.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 05

Já fui a vários restaurantes com essa especialidade, mas o melhor deles está em Belo Horizonte – o Xapuri. Quando você tiver muita vontade de apreciar o que tem de melhor na cozinha mineira, esse é o endereço certo. Já estive lá há bastante tempo e sempre me lembro das delícias desse lugar. Dá uma olhada no painel com fotos dos famosos que já passaram por lá, que você vai me encontrar (rs).

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 02

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 01

Sabe quando tudo no cardápio dá vontade? É só uma questão de escolher o que mais estiver afim, porque é certeza de que será maravilhoso (rs). O restaurante existe há 30 anos e até hoje é comando pela dona Elsa Trombino, uma mulher maravilhosa, que aos 80 anos está lá, firme e forte cuidando de tudo.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 03

A começar pelo ambiente, que remete a um galpão de uma daquelas fazendas deliciosas. O espaço é enorme, cabe muita gente, mas aos finais de semana sempre está lotado. Enquanto espera a mesa, no espaço do bar tem um móvel gigante com mais de 300 tipos de cachaças, das conhecidas às mais exclusivas.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 04

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 12

Comece degustando uma boa caninha, que pode ser acompanhada de um aperitivo que dá água na boca – linguiça calabresa na chapa com cebola e pimentão. Só de pensar já estou salivando kkk. Como se isso já não fosse incrível, você ainda pede uma porção de pão de queijo para comer junto, daqueles que chegam quentinho na mesa.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 06

No cardápio tem de tudo: carne de porco, boi, frango, peixes, massas, saladas… Sempre pergunto ao garçom qual o prato mais pedido da casa, por isso descobri que a bisteca de porco flambada no vinho branco é a campeã. Quer saber o motivo? Ela é pincelada no mel e é servida com purê de mandioca assado no forno com catupiry, taioba refogada, arroz e feijão. Além de tudo ser muito saboroso, a apresentação também é de encher os olhos. A porção é muito bem servida, portanto serve 2 pessoas com tranquilidade.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 07

Antes que você coma demais, lembre de deixar um espaço para a sobremesa, que é um show à parte. Tudo preparado lá, os doces ficam em um buffet  – pudim, arroz doce, quindim, doce de leite, cocada, doces de laranja, mamão, figo, limão, abóbora etc. Você pega um prato e vai se servindo com tudo o que der vontade.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 08

Na hora do cafezinho, que pode ser coado na hora, prepare-se para enlouquecer com uma broa cremosa de fubá com queijo, que você pode comer à vontade. Gente, essa broa é algo emocionante, porque é deliciosa demais…

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 09

Na saída, não deixe de passar na lojinha, que tem um monte de produtos lindos, como objetos de decoração, toalhas etc, além de cachaças e doces para levar para a casa. Tudo de muito bom gosto, enaltecendo o artesanato de lá e de outros Estados.

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 13

Restaurante Xapuri Comida Mineira Belo Horizonte 14

Esse é o tipo de lugar que realmente vale a pena ir e comer sem peso na consciência, porque você vai guardar pra sempre na memória essa experiência… #delicia #gastronomia #trembao

Restaurante Xapuri
Rua Mandacarú, 260 – Trevo, Belo Horizonte/MG
Tel. (31) 3496-6198
http://www.restaurantexapuri.com.br

Fotos: Milton Martins Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *