Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Tanto se fala no tal legado que a Olimpíadas vai nos deixar, mas isso não se refere às coisas físicas apenas. Foi uma experiência tão maravilhosa termos vivido isso aqui no Rio de Janeiro, que fica um grande aprendizado do que somos capazes de fazer, mesmo com todas as adversidades, além de ter, de alguma forma, resgatado o patriotismo de muitos de nós.

Um dos grandes aprendizados que surgiram com o evento é o trabalho feito pela Gastromotiva, instituição que promove a inclusão social por meio da gastronomia, transformando vidas. Implementado durante a Olimpíada e que vai continuar mesmo depois, eles reuniram um time de profissionais renomados internacionalmente para inaugurar o Refettorio Gastromotiva, um projeto daqueles da gente aplaudir em pé.

Restaurante Social Reffetorio Gastromotiva Rio de Janeiro 02

Primeiro vamos entender quem são os líderes dessa iniciativa louvável: Massimo Bottura, chef e proprietário do Osteria Francescana, em Modena, eleito o melhor restaurante do mundo pelo famoso Guia Michelin (ele também dirige a ONG Food For Soul),  o chef e fundador da Gastromotiva David Hertz, e Alexandra Forbes, jornalista especializada em gastronomia.

Restaurante Social Reffetorio Gastromotiva Rio de Janeiro 05

Resumindo, o Reffetorio consiste em oferecer alimento e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na prática, durante os dias de jogos, todo o alimento que seria descartado dos refeitórios da Vila Olímpica, foi reaproveitado nesse restaurante, que contou com a participação dos principais chefs do país. Não se trata de usar restos – a produção é feita com insumos não manipulados, porém próprios para consumo, que seriam desperdiçados. Os alimentos são fornecidos pelo catering Behind, responsável pelas refeições da Vila dos Atletas, do Media Center e da força de trabalho dos Jogos. O que seria desperdiçado se transforma em entrada, prato principal e sobremesa para quem precisa.

Restaurante Social Reffetorio Gastromotiva Rio de Janeiro 06

O lugar de 400m2 ganhou vida com projeto de arquitetura assinado por Gustavo Cedroni, no prédio construído pela empresa Metro, que ganhou uma obra de arte mais do que especial feita por Vik Muniz, móveis criados pelos Irmãos Campana e iluminação por Maneco Quinderé.

Restaurante Social Reffetorio Gastromotiva Rio de Janeiro 07

Mais do que um espaço lindo, o Reffetorio é uma lição de vida. Mesmo depois do período dos jogos, o espaço vai continuar a funcionar como restaurante-escola, aberto ao público durante o almoço, que vai pagar normalmente para fazer suas refeições, porém a renda será revertida para oferecer o jantar gratuitamente para 108 pessoas carentes todas as noites. Não é maravilhoso?

Tudo lindo: móveis dos Irmãos Campana, obra de arte by Vik Muniz e iluminação feita por Maneco Quinderé
Tudo lindo: móveis dos Irmãos Campana, obra de arte by Vik Muniz e iluminação feita por Maneco Quinderé
Tudo feito com muito amor!
Tudo feito com muito amor!

Na lista dos grandes chefs que já confirmaram presença na programação da casa nos próximo meses estão nomes como Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Quique Dacosta, Alex Atala, Claude Troigos, Elena Reygadas, Felipe Bronze, Kátia Barbosa, Roberta Sudbrack, entre outros.

Prato preparado por Alex Atala para o Reffetorio Gastromotiva
Prato preparado por Alex Atala para o Reffetorio Gastromotiva

Faço questão de citar e apludir as empresas e pessoas que contribuem para que isso seja possível: Pas Schaefer e Spear, Miaki Revestimentos, Coca-Cola, Fundação Carrefour, Fundação Cargill, S. Pellegrino, Pastificio Di Martino, Pastificio Felicetti e Grundig. O prédio onde funciona o Reffetorio foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro por um período de 10 anos.

Inclusão social por meio da qualificação em gastronomia...
Inclusão social por meio da qualificação em gastronomia…

Fica um restaurante e uma semente pra nos lembrar de que é sempre possível fazermos algo para ajudar ao próximo! #gastronomia #olimpiadas2016 #mesaparatodos

Chef Massimo Bottura, do restaurante italiano Osteria Francescana, considerado o melhor do mundo
Chef Massimo Bottura, do restaurante italiano Osteria Francescana, considerado o melhor do mundo, um dos idealizadores do projeto Reffetorio Gastromotiva

 

Reffetorio Gastromotiva
Rua da Lapa, 108 – Lapa – Rio de Janeiro
http://www.refettoriogastromotiva.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *