Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Sempre que posso levo o Vittorio pra um programa diferente em São Paulo, ou em qualquer lugar que eu esteja viajando com ele. E sempre isso me faz muito bem, não só por estarmos cada vez mais unidos, mas porque as atividades que busco pra ele, em geral são as que mais me divertem também. #almadecrianca

DRI

Enfim, como estou na Bahia, em plena Praia do Forte, não podia ser diferente e eu, de cara, claro, pensei no Projeto Tamar, que adoro. Ele ocupa, por aqui, 10 mil metros de muito amor à natureza e, em especial, às tartarugas marítimas. Um terreno grande cedido pela marinha, à beira mar, onde pesquisadores, veterinários, ambientalistas e voluntários trabalham em favor da preservação de várias espéicies de tartarugas. Desta vez chegamos de moto-taxi ou o famoso tuque-tuque (como os da Índia). #evamuqvamu

IMG-20150828-WA0013

Esse é o tipo do passeio que recomendo para pais e filhos. Se vierem à Praia do Forte, é mesmo obrigatório (seus pequenos vão amar e vocês também!) E se vierem à Bahia mas estiverem em outro ponto, procurem um centro de visitas deles. São seis só no litoral baiano, de Mangue Seco, mais ao norte, atá Busca Vida, ao sul. Mas este da Praia do forte é um dos primeiros e muito especial. #partiuprojetotamar

IMG-20150828-WA0018

O Tamar está completando 35 anos de atividades em defesa das tartarugas e da vida marinha no Brasil e já está presente em 24 pontos estratégicos da orla brasileira. São bases de pesquisa, centros de educação ambiental e centros de visitantes como este, que têm total apoio das comunidades locais.

TAMAR5

O trabalho de conservação começou com jovens estudantes de oceanografia de Santa Catarina que, durante as suas viagens de pesquisa, se deram conta do extermínio silencioso das tartarugas através da pesca, antes indiscriminada, e do descaso ambiental de turistas e parte da população – o que ia colocando em risco a sobrevivência da espécie, já em franco processo de extinção.

TAMAR8

Nasceu em 1980, com o Tamar, essa ideia de conservar, através de um diálogo franco com as comunidades praianas, da conscientização de pescadores, de muita pesquisa e de um ativismo pela preservação – que hoje é responsável por milhões de vidas salvas.

TAMAR6

Esta base da Praia do Forte começou em 1982 e para quem nunca viu é um lugar encantado onde a vida marinha é sagrada e tratada com muito respeito. O centro de visitantes abre diariamente das 8h30 às 17h30 e recebe com uma estrutura super bem montada turistas do Brasil e do mundo todo. Crianças com menos de 6 anos e moradores locais não pagam para entrar.

IMG-20150828-WA0016

O dinheiro arrecadado aqui vai direto para o reinvestimento nesse projeto tão bonito de preservação ecológica e ambiental. Eu já vim algumas vezes mas sempre me empolgo muito. E trazer o Vittorio comigo é uma delícia. Eu me emociono de pensar que quando eu tinha a idade dele o Tamar nem existia e a gente ainda não tinha a menor idéia de que podia fazer algo por esses bichinhos indefesos que morriam aos milhões. #conscienciajah

IMG-20150828-WA0027

Gosto muito de incentivar no Vittorio esse amor pela natureza e pelos animais. E num lugar como este, não tem como as crianças não entrarem na vibe da preservação. Além de tanques gigantes com grandes animais marinhos como tubarões, arraias e outros peixes grandes, existem tanques menores e aquários interativos onde as crianças, sempre acompanhadas de monitores, podem colocar a mão na água e tocar tartarugas e peixes menores.

IMG-20150828-WA0025

As áreas recreativas são bárbaras, sempre temáticas, com um mini-museu e brincadeiras… Tem multimídia, cinema, vídeo, exposição permanente de painéis fotográficos, lojinha com lembranças feitas aqui mesmo e um restaurante – por sinal muito bom- com vista maravilhosa.

IMG-20150828-WA0044

Espetáculo à parte é a soltura das pequenas tartarugas ao mar vindas de ninhos preservados ou transferidos das áreas de risco na praia para a base. Aqui também se aprende sobre as atividades de proteção e manejo. Como acontece nos ninhos naturais, no cercado, os filhotes nascem quase sempre à noite e são soltos ao mar imediatamente.

TAMAR3

No dia seguinte, os ninhos onde os ovos eclodiram são abertos para estudo – e nesse momento ainda se encontram muitos filhotes que não conseguiram alcançar a superfície para sair do ninho. Eles são recolhidos e liberados ao mar no fim da tarde (às 17:00), na praia próxima ao Centro de Visitantes, em solturas que sempre têm público, incluindo turistas e a comunidade local. Pena que dessas tantas, poucas chegam à idade adulta…

TAMAR1

Ou seja um super passeio divertido e sobretudo um programa educativo para as crianças. Aqui elas tomam consciência do que é ter respeito pelo mar, pelo meio-ambiente, pela vida animal e do que é preservar espécies em extinção.

IMG-20150828-WA0021

IMG-20150828-WA0028

IMG-20150828-WA0032

IMG-20150828-WA0049

IMG-20150828-WA0010

Aqui um vídeo bem legal sobre o que mais há pra ver e fazer no centro de visitantes.
#programabombaratoeducativo #vamossalvarastartarugas

PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE-BA
Av. Farol Garcia D’Ávila, s/n
Tel: (71) 3676-0321/1045  Fax (71) 3676-1067
E-mail: centrodevisitantes@tamar.org.br
Diariamente, das 08:30 às 17:30 horas.
Ingressos: R$20,00 (crianças e idosos pagam meia entrada)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *